publicado em 22/08/2022
Você já deu um Google no termo “modelos de gestão”? Eu fiz uma rápida pesquisa e me deparei com uma verdadeira mudança e entendi o motivo da morte de tantas empresas: elas pensaram que nada ia mudar e que não precisavam se atualizar.
Há uma série de inovações impactando praticamente todas as áreas de nossas vidas profissionais e pessoais. É natural que ocorra um movimento transformação, é parte do ciclo natural vital. Para dimensionar esse processo de mudança basta que façamos um simples comparativo da educação do nossos pais com a nossa e provavelmente vamos encontrar um enorme abismo.
Adaptar-se e reinventar-se para não morrer
Nessa mesma linha de raciocínio perceba essa nova geração que já tem contato com tablets e celulares, além de acesso quase irrestrito a todo tipo de informação desde cedo. Se os pais não se adaptarem, perdem o controle. O mesmo ocorre no cenário empresarial. Não se atualizar significa perder o controle e as consequências são as que já temos testemunhado: o desaparecimento de grandes nomes de mercado e a ascensão de outras que eram apenas "peixes pequenos".
O conceito de gestão por hierarquia está defasado há tempos e mesmo assim existem aqueles que insistem nesse formato.
Os novos formatos, estão muito mais focados em resultados com base em meritocracia, conhecimento e disruptividade.
Sinais da transformação dos negócios
Com a troca de informações em alto nível e a cobrança por performance, a gestão de equipes foi quebrada em diversas áreas, sendo que as principais delas e mais utilizadas como ferramentas de sucesso são:
Gestão de tempo → Definição de prioridades
Gestão de conhecimento → Plano de capacitação de treinamento dos colaboradores
Gestão de resultado → Definição de metas, desafios e objetivos
Gestão da inovação → Estratégias para criação de diferenciais no mercado
Gestão de pessoas → Motivação, crescimento e liberdade para criar
Até os valores mudaram!
Barreiras que antes eram impostas acabam sendo quebradas e os paradigmas são transformados em desafios.
Valores que antes eram tidos como primordiais sofreram adaptações para que o sucesso continue sendo sempre o objetivo final. Veja a seguir a evolução dos valores:
ANTIGAMENTE | ATUALMENTE | |
CONTROLE DE PESSOAS | ENERGIA | PAIXÃO POR PESSOAS |
GERENCIAR O TRABALHO | FOCO | GERENCIAR O RESULTADO |
FUGIR DOS RISCOS | RISCOS | ENTENDER OS RISCOS |
EVITAR CONFLITOS | CONFLITOS | USAR COMO MOTIVADOR |
ESTAR CERTO | PREOCUPAÇÃO | FAZER O CERTO, ENTREGAR VALOR |
ESTABILIDADE | AMBIENTE | MUDANÇA CONSTANTE |
CHEFE | FUNÇÃO | LÍDER |
Não quer dizer que para alcançar o sucesso a empresa precise focar em todos esses pontos ou tomar esses valores com verdade absoluta. No mundo nos negócios, principalmente de Telecom, é preciso olhar com carinho para as tendências do mercado e ir ajustando as necessidades da sua empresa. Afinal, quem não inova e não se adapta tende a ser engolido. Ninguém está livre disso.
Existem desafios
Vale lembrar que toda proposta de mudança tende a gerar certa resistência e desconfiança por parte de algumas pessoas, isso é natural. A ideia de sair da zona de conforto, entrar em algo que não estão acostumados, pode representar a exigência de substituir algumas peças para crescer na qualidade do que está sendo entregue.
As mudanças organizacional e de gestão funcionam exatamente como a dinâmica do arco e flecha, primeiro a flecha precisa ir para trás para que com a impulsão ela chegue aonde nunca chegaria se partisse de onde estava.
Dica de Leitura
Se vale uma dica, existem dois livros muito didáticos de fácil leitura e grande aprendizado.
Para mudanças de diversos tipos: Não é assim que a gente trabalha aqui! – John Kotter e Holger Rathgeber
Para propósito e foco: Porque Fazemos o que fazemos – Mario Sergio Cortella
A plataforma de gestão para o futuro dos ISP’s
Uma ótima forma de você se antecipar ao que vem por aí é adotar uma ferramenta online de gestão como o Integrator. Com ele você automatiza o fluxo de trabalho da sua empresa, prioriza tarefas e facilita a organização do seu provedor.
O Integrator também conta com a tecnologia a serviço da sua gestão, ajudando a prever as entregas e melhorando a tomada de decisão. Por exemplo, com o uso de um dashboard customizável, você consegue criar métricas de desempenho e fazer o acompanhamento das tarefas. Tudo em uma única tela e em tempo real.
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