Os novos modelos de gestão: prepare seu provedor para o futuro!

publicado em 22/08/2022


Você já deu um Google no termo “modelos de gestão”? Eu fiz uma rápida pesquisa e me deparei com uma verdadeira mudança e entendi o motivo da morte de tantas empresas: elas pensaram que nada ia mudar e que não precisavam se atualizar.

Há uma série de inovações impactando praticamente todas as áreas de nossas vidas profissionais e pessoais. É natural que ocorra um movimento transformação, é parte do ciclo natural vital. Para dimensionar esse processo de mudança basta que façamos um simples comparativo da educação do nossos pais com a nossa e provavelmente vamos encontrar um enorme abismo.

 

 

Adaptar-se e reinventar-se para não morrer

 

Nessa mesma linha de raciocínio perceba essa nova geração que já tem contato com tablets e celulares, além de acesso quase irrestrito a todo tipo de informação desde cedo. Se os pais não se adaptarem, perdem o controle. O mesmo ocorre no cenário empresarial. Não se atualizar significa perder o controle e as consequências são as que já temos testemunhado: o desaparecimento de grandes nomes de mercado e a ascensão de outras que eram apenas "peixes pequenos".

O conceito de gestão por hierarquia está defasado há tempos e mesmo assim existem aqueles que insistem nesse formato.

Os novos formatos, estão muito mais focados em resultados com base em meritocracia, conhecimento e disruptividade.

 

 

Sinais da transformação dos negócios

 

Com a troca de informações em alto nível e a cobrança por performance, a gestão de equipes foi quebrada em diversas áreas, sendo que as principais delas e mais utilizadas como ferramentas de sucesso são:

Gestão de tempo → Definição de prioridades
Gestão de conhecimento → Plano de capacitação de treinamento dos colaboradores
Gestão de resultado → Definição de metas, desafios e objetivos
Gestão da inovação → Estratégias para criação de diferenciais no mercado
Gestão de pessoas → Motivação, crescimento e liberdade para criar

 


Até os valores mudaram!

 

Barreiras que antes eram impostas acabam sendo quebradas e os paradigmas são transformados em desafios.

Valores que antes eram tidos como primordiais sofreram adaptações para que o sucesso continue sendo sempre o objetivo final. Veja a seguir a evolução dos valores:

 

ANTIGAMENTE   ATUALMENTE
CONTROLE DE PESSOAS ENERGIA PAIXÃO POR PESSOAS
GERENCIAR O TRABALHO FOCO GERENCIAR O RESULTADO
FUGIR DOS RISCOS RISCOS ENTENDER OS RISCOS
EVITAR CONFLITOS CONFLITOS USAR COMO MOTIVADOR
ESTAR CERTO  PREOCUPAÇÃO  FAZER O CERTO, ENTREGAR VALOR
ESTABILIDADE AMBIENTE MUDANÇA CONSTANTE
CHEFE FUNÇÃO LÍDER

 

 

Não quer dizer que para alcançar o sucesso a empresa precise focar em todos esses pontos ou tomar esses valores com verdade absoluta. No mundo nos negócios, principalmente de Telecom, é preciso olhar com carinho para as tendências do mercado e ir ajustando as necessidades da sua empresa. Afinal, quem não inova e não se adapta tende a ser engolido. Ninguém está livre disso.

 

 

Existem desafios

 

Vale lembrar que toda proposta de mudança tende a gerar certa resistência e desconfiança por parte de algumas pessoas, isso é natural. A ideia de sair da zona de conforto, entrar em algo que não estão acostumados, pode representar a exigência de substituir algumas peças para crescer na qualidade do que está sendo entregue.

As mudanças organizacional e de gestão funcionam exatamente como a dinâmica do arco e flecha, primeiro a flecha precisa ir para trás para que com a impulsão ela chegue aonde nunca chegaria se partisse de onde estava.

 

 

Dica de Leitura

 

Se vale uma dica, existem dois livros muito didáticos de fácil leitura e grande aprendizado.

Para mudanças de diversos tipos: Não é assim que a gente trabalha aqui! – John Kotter e Holger Rathgeber
Para propósito e foco: Porque Fazemos o que fazemos – Mario Sergio Cortella

 


A plataforma de gestão para o futuro dos ISP’s

 

Uma ótima forma de você se antecipar ao que vem por aí é adotar uma ferramenta online de gestão como o Integrator. Com ele você automatiza o fluxo de trabalho da sua empresa, prioriza tarefas e facilita a organização do seu provedor.

O Integrator também conta com a tecnologia a serviço da sua gestão, ajudando a prever as entregas e melhorando a tomada de decisão. Por exemplo, com o uso de um dashboard customizável, você consegue criar métricas de desempenho e fazer o acompanhamento das tarefas. Tudo em uma única tela e em tempo real.

Assim, a sua equipe ganha produtividade e você tem mais tempo para ficar de olho nas tendências de mercado para o futuro. Fale com um consultor hoje mesmo!


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