Modelos de e-mail de cobrança que te ajudam a diminuir a inadimplência

publicado em 02/09/2022

Provavelmente o indicador de inadimplência está entre um dos mais olhados pelos gestores financeiros e diretores. Esse indicador funciona como um termômetro para o provedor e normalmente indica a cultura de pagamento de sua carteira de clientes.


Algumas estratégias podem ajudar a diminuir a inadimplência de curto prazo, de 1 a 10 dias, como, por exemplo, desconto por pagamento até o vencimento, programa de benefícios, fidelidade, etc. 


Porém na base do processo de cobrança deve haver uma régua bem estruturada e, com isso, conseguir “controlar” a inadimplência e criar uma cultura de bons pagadores.


Uma régua de cobrança bem pensada traz inúmeros benefícios para o seu negócio.

Veja alguns deles:
•    Evita, com os lembretes de vencimento, que os clientes se esqueçam de pagar;
•    Aumenta as chances do provedor receber em dia;
•    Equilibra o fluxo de caixa;
•    Reduz consideravelmente a inadimplência, pois o cliente é alertado repetidamente;
•    Possibilita a automação do processo.

Para te ajudar nessa caminhada, abaixo estão alguns modelos de e-mail de cobrança que vocês podem utilizar para adaptá-los à realidade de vocês. Lembrando que hoje em dia existem outros canais que vocês podem utilizar, de maneira passiva principalmente, para essa cobrança.

 

Modelo 1 – Aviso ANTES do vencimento (5 dias NORMALMENTE)
*enviar fatura em anexo
Olá, {{NOMEDOCLIENTE}}
Este e-mail é apenas para lembrá-lo de que a sua fatura vence no dia {{VENCIMENTOFATURA}} 
Se tiver qualquer dúvida, problema em relação ao pagamento ou outro assunto relacionado ao nosso serviço, por favor, não hesite em nos contatar através dos nossos canais de atendimento, ou diretamente em nossa Central do Assinante.
{{NUMERODOWHATS}}  
{{ENDEREÇODACENTRAL}}

Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, ignore este aviso.

[[USE ESSE ESPAÇO PARA MARKETING – POR EXEMPLO CAMPANHA DE PAGAMENTO PIX – LANÇAMENTO DE NOVO PLANO - PROGRAMA DE INDICAÇÃO]]

Atenciosamente, 
{{assinatura da empresa ou responsável}}


Modelo 2 – Aviso NO DIA do vencimento
*enviar fatura em anexo
Olá, {{NOMEDOCLIENTE}}
Este aviso é apenas para lembrá-lo de que a sua fatura vence hoje e para você não precisar procurá-la, porque afinal tempo é dinheiro, já a anexamos aqui neste e-mail.

Se tiver qualquer dúvida, problema em relação ao pagamento ou outro assunto relacionado ao nosso serviço, por favor, não hesite em nos contatar através dos nossos canais de atendimento, ou diretamente em nossa Central do Assinante.

{{NUMERODOWHATS}}  
{{ENDEREÇODACENTRAL}}

Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, ignore este aviso.

[[USE ESSE ESPAÇO PARA MARKETING – POR EXEMPLO CAMPANHA DE PAGAMENTO PIX – LANÇAMENTO DE NOVO PLANO - PROGRAMA DE INDICAÇÃO]]

Atenciosamente, 
{{assinatura da empresa ou responsável}}

 

Modelo 3 – Pagamento em aberto (3 a 10 dias)
*enviar fatura em anexo
Olá, {{NOMEDOCLIENTE}}

Não conseguimos identificar o pagamento da sua fatura com vencimento {{VENCIMENTOFATURA}}, mas fique tranquilo(a). Às vezes passa batido mesmo.
E para facilitar já estamos enviando a fatura anexada.
Se tiver qualquer dúvida, problema em relação ao pagamento ou outro assunto relacionado ao nosso serviço, por favor, não hesite em nos contatar através dos nossos canais de atendimento, ou diretamente em nossa Central do Assinante.

{{NUMERODOWHATS}}  
{{ENDEREÇODACENTRAL}}

Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, ignore este aviso.

[[USE ESSE ESPAÇO PARA MARKETING – POR EXEMPLO CAMPANHA DE PAGAMENTO PIX – LANÇAMENTO DE NOVO PLANO - PROGRAMA DE INDICAÇÃO]]

Atenciosamente, 
{{assinatura da empresa ou responsável}}

 

Para complementar o e-mail também é preciso ser incisivo nos assuntos e para isso temos sugestão de assuntos para diferentes situações:
•    Quando o boleto está para vencer ou na data de vencimento: “Aviso de vencimento”, “Seu boleto vence hoje”
•    Um dia após o vencimento: “Aviso de boleto vencido”, “Não identificamos o pagamento do seu boleto”, “Ops! Seu pagamento está pendente”
•    Após dias de atraso: “Aviso de pagamento em atraso”, “O boleto ainda está em aberto”, “Regularize seus pagamentos”, “Oportunidade de negociação do seu boleto em aberto”.

Importante ressaltar que as mensagens e os dias que serão enviadas podem variar muito de acordo com o perfil de clientes e cultura de pagamento. Esses exemplos servem para dar um norte ou ajudar a modelar o de vocês.


Outro ponto importante é que hoje os canais de atendimento como central do assinante e app podem ser ótimos meios para campanhas de cobrança.
Entretanto, recomenda-se que, independentemente da opção escolhida pelo provedor, é sempre necessário dar transparência à forma de tratamento destes dados coletados do cliente desde o momento da coleta, compartilhamento até a sua efetiva exclusão, em respeito às regras da LGPD.

 

Até mais,

Eduardo lagreca
 


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